Com o cardápio definido, pus mãos à obra: descasquei, cozinhei e triturei... cansei... mas deu tudo certo!
E para acompanhar o Angelus Escolha Tinto 2006 da Bairrada, produzido pela vinicola Aliança.
Qual sopa ficou melhor? Três votos para a sopa de abóbora, contra 1 voto para a sopa de tomate. Todos concordaram que a sopa de batata ficou em segundo lugar.
Ah! Usamos clima frio como desculpa para abrirmos uma garrafa de Glühwein weiss que estava guardado há tempos aqui em casa (presente de nosso camarada alemão Oliver).
Encerramos o jantar um super fondue de chocolate...
Enfim, foi uma ótima noite de boa comida, bebida e excelente companhia!
Sopa de abóbora
Rendimento: 6 porções
1 abóbora japonesa
500g de charque
2 dentes de alho
1 cebola pera média
15ml de azeite extra virgem
120ml de creme de leite
sal, salsa fresca picada e pimenta do reino a gosto
Abóbora: descascar, retirar as sementes e cortar em pedaços grandes. Cozinhar em panela de pressão por 20 minutos (começar a contar o tempo quando pegar pressão). Retirar da panela e amassar a polpa com um garfo. Charque: dessalgar a carne de um dia para o outro. Picar em cubos médios e cozinhar até ficar macia. Usar a função pulsar do processador de alimentos rapidamente para desfiar a carne.
Em uma panela grande suar a cebola no azeite, juntar o alho e a carne. Adicionar a salsa, a polpa de abóbora e o creme de leite, cozinhar até obter textura adequada, ajustar os temperos e servir (sugestão: comprar pães italianos redondos e pequenos, retirar o miolo e servir a sopa dentro).