terça-feira, 13 de julho de 2010

Idéias para o inverno: festival de sopas

Para comemorar o dia dos namorados, tive a idéia de preparar um jantar aqui em casa... nada muito formal ou complicado. Chamamos um casal de amigos e como estava bastante frio naqueles dias queria preparar uma comidinha acolhedora: sopa.


Mas como se tratava de uma comemoração, não poderia ser uma sopa qualquer. Daí veio a idéia de fazer um festival de sopas. Não tive dúvida: aproveitei o que tinha conseguido comprar de melhor na feira e em cima dos ingredientes montei o cardápio: sopa de carne seca com abóbora, sopa de batata com açafrão e (à pedido da Camilla) sopa de tomate. Tudo servido em pães italianos!

Com o cardápio definido, pus mãos à obra: descasquei, cozinhei e triturei... cansei... mas deu tudo certo!

E para acompanhar o Angelus Escolha Tinto 2006 da Bairrada, produzido pela vinicola Aliança.

Qual sopa ficou melhor? Três votos para a sopa de abóbora, contra 1 voto para a sopa de tomate. Todos concordaram que a sopa de batata ficou em segundo lugar.

Ah! Usamos clima frio como desculpa para abrirmos uma garrafa de Glühwein weiss que estava guardado há tempos aqui em casa (presente de nosso camarada alemão Oliver).

Encerramos o jantar um super fondue de chocolate...


Enfim, foi uma ótima noite de boa comida, bebida e excelente companhia!

Sopa de abóbora
Rendimento: 6 porções

1 abóbora japonesa
500g de charque
2 dentes de alho
1 cebola pera média
15ml de azeite extra virgem
120ml de creme de leite
sal, salsa fresca picada e pimenta do reino a gosto

Abóbora: descascar, retirar as sementes e cortar em pedaços grandes. Cozinhar em panela de pressão por 20 minutos (começar a contar o tempo quando pegar pressão). Retirar da panela e amassar a polpa com um garfo. Charque: dessalgar a carne de um dia para o outro. Picar em cubos médios e cozinhar até ficar macia. Usar a função pulsar do processador de alimentos rapidamente para desfiar a carne.
Em uma panela grande suar a cebola no azeite, juntar o alho e a carne. Adicionar a salsa, a polpa de abóbora e o creme de leite, cozinhar até obter textura adequada, ajustar os temperos e servir (sugestão: comprar pães italianos redondos e pequenos, retirar o miolo e servir a sopa dentro).

terça-feira, 6 de julho de 2010

Festa Junina para a GE Volunteers


Há alguns dias recebi uma proposta para fazer uma festa junina para 60 funcionário da GE. O pessoal da comissão organizadora disse quanto havia de verba disponível e qual era o cardápio definido.


Aceitei o desafio e pus mãos à obra: comecei a trabalhar no domingo para estar com tudo pronto na sexta-feira. Fui a feira e comprei 40 espigas de milho. Com elas fiz 120 mini pamonhas. Levei mais de 6 horas para finalizar o preparo e as congelei.


Na segunda à noite, fiz 90 coxinhas e as congelei. Na terça fiz 220 croquetes que também foram congelados e pus o trigo para o quibe de molho.


Na quarta embalei individualmente 120 paçocas e pés de moleque enquanto assava o quibe assado e a torta de frango. Na quinta fiz 80 esfihas abertas, 4 litros de vinho quente, 60 salsichas no molho de tomate e 4 quilos de canjica.

Na sexta cheguei no local do evento às 07:45h e comecei a montagem da mesa. Contei com a ajuda da Natalia, membro da comissão organizadora. Ao meio dia iniciei o serviço. Tive dificuldade para aquecer a comida, uma vez que apenas dispunha de um forno microondas, mas ao final do almoço recebi muitos elogios e uma solicitação para fazer uma proposta para a comemoração do dia das bruxas.



 Canjica
 Rendimento: 12 porções

500g de milho para canjica demolhado
1 litro de leite
2 pedaços de canela em pau
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de açúcar
100g de coco ralado
Canela em pó para polvilhar

Cozinhe a canjica, junto com a água que ficou de molho (2 dedos acima de seu nível por 3 horas na geladeira) na panela de pressão por 20 minutos, até ficar macia. Espere sair a pressão e retire a tampa. Volte ao fogo e deixe ferver para evaporar um pouco da água. Adicione o leite e a canela em pau e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo. Acrescente o leite condensado, açúcar e o coco ralado. Cozinhe por mais 5 minutos até ficar cremoso, mas não deixe secar demais. Coloque em taças e sirva polvilhada com canela em pó.